Ao preencher o quadro 11  do modelo 3 da sua declaração de IRS com o número de contribuinte da  nossa instituição está a contribuir para ajudar quem mais precisa!

 

Como posso ajudar?
Para o efeito, é apenas necessário preencher o quadro 11 (campo 1101) do modelo 3 (folha de rosto) da sua declaração de IRS: Entidades Beneficiárias do IRS consignado e assinalar “Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública (art. 32º. Nº. 6)” e indicar o NIPC do Centro Social Paroquial de Aldeia de João Pires: 501 547 118 na sua declaração do IRS (conforme a imagem abaixo).

 

Ao consignar 0,5% do meu IRS vou pagar mais ao Estado?
A consignação de IRS não tem quaisquer custos para o contribuinte, já que lhe permite desviar 0,5% do imposto que entraria nos cofres do Estado (e não 0,5% do que é devolvido ao contribuinte). Desta forma, tem a possibilidade de decidir onde o Estado deve gastar o que arrecada de impostos encaminhando a parte que o Estado receberia da sua parte para a nossa instituição.

 
O que é o IRS consignado?
Da sua declaração anual de rendimentos vai resultar a liquidação do IRS, isto é, o IRS a pagar ou a receber depois de deduzidas as despesas aos rendimentos obtidos no ano anterior.

Imaginemos que fez retenção na fonte equivalente a 800 euros, mas que depois de fazer contas teria de pagar 600 euros de imposto. O Estado teria que lhe devolver 200 euros, ficando apenas com 400 euros para financiar as despesas públicas.

Deste montante a reverter para o Estado, o sujeito passivo pode dizer onde quer que vá parar 0,5%, neste caso, o equivalente a 2 euros. Este é o IRS consignado. Acaba por ser um donativo feito pelos contribuintes, mas que na prática é dado pelo Estado, visto que corresponde ao imposto já liquidado pelo contribuinte.

Mas há mais onde pode ir buscar para ajudar quem precisa. Se assim quiser, o contribuinte pode também doar a alguma entidade a dedução de 15% do IVA suportado com as despesas de restauração, manutenção e reparação de automóveis ou motos e ainda cabeleireiros e estética.